sábado, 5 de março de 2016

[MLS] GUIA ESPECIAL DA MAJOR LEAGUE SOCCER 2016

Arte: MLS
A espera vai acabar e a 21ª temporada da Major League Soccer terá início neste domingo (6). As dez partidas vai acontecer no mesmo dia e a previsão é estádios lotados e ótimas partidas. Assim como nos últimos anos, o equilíbrio tem sido a marca da MLS e, para a temporada de 2016, a tônica deve ser a mesma. É muito difícil apontar um 'super' candidato ao título ainda na preseason.

O Rédua Esporte preparou um Guia Especial sobre as 20 equipes que formam a principal liga de futebol dos Estados Unidos/Cadaná. A ideia é mostrar informações, apresentar os times e fazer uma projeção inicial do que cada equipe terá como objetivo na temporada. Neste caso, é uma opinião pautada em conhecimentos que o Blog tem sobre a competição. Ou seja, é uma questão subjetiva.

Você vai conhecer também os estádios através do Google Maps, onde poderá visitar o local e conhecer como são as cidade que recebem jogos da Liga. Além de vídeos com gols, dribles, melhores momentos e os bastidores do título do Portland Timbers em 2015. 

Para 2016, surgem várias perguntas: o Portland será bicampeão? E o Galaxy vai conquistar o hexa? Os Sounders vão desencantar? Kaká e o Orlando chegam aos Playoffs? Villa, Pirlo e Lampard vão levar o NYC às finais? E o New York Red Bulls, continuará dono de NY? Entre outras milhares. 

São várias as perguntas e as respostas você acompanha aqui, no Redua Esporte, ao longo da temporada! Confira e desfrute do GUIA ESPECIAL DA MLS 2016!


>> GUIA COMPLETO DA MLS <<



Navegue pelos estádios e cidades dos times da MLS 



>> CHICAGO FIRE

Conferência: Leste
Títulos da MLS Cup: 1998 
Supporters' Shield: 2003
Estádio: Toyota Park, em Bridgeview, Illinois
Projeção: Meio de tabela
Week 1: New York City (C)
Time-base: Johnson; Ramos - Kappelhof - Meira - Vincent; Stephens - Polster; Accam - LaBrocca - Igboananike; Gilberto
Técnico: 

O que esperar? 

Há quatro temporadas longe dos Playoffs, o Chicago Fire, time de pior campanha em 2015, tenta em 2016 recuperar o orgulho do torcedor. Contudo, a tarefa não é simples. A maior aposta do CF97 é o técnico sérvio Veljko Paunovic. Um dos principais destaques para a competição é o atacante brasileiro Gilberto, que chegou ao clube em meio a última edição da MLS.

>> COLORADO RAPIDS

Conferência: Oeste
Títulos MLS CUP: 2010
Supporters' Shield: -  
Estádio: Dick's Good Sporting Park, em Commerce City, Colorado
Projeção: Meio de tabela
Week 1: San Jose Earthquakes (F)
Time-base: MacMath; Miller - St. Ledger - Burling - Williams; Cronin - Powers; Solignac - Pappa - Gashi; K. Doyle
Técnico: Pablo Mastroeni

O que esperar? 

Campeão da MLS Cup em 2010, o Colorado Rapids viveu nas duas últimas temporadas momentos para serem esquecidos. A franquia de Denver teve a pior campanha do Oeste na temporada passada, por exemplo. Para este ano, o desejo de contar com Carlos Vela e Tim Howard ainda não se concretizou. Desta forma, o torcedor terá que depositar suas expectativas em Dillon Powers e Kevin Dole, além de Gashi, recém-contratado. Poucos minutos antes da publicação deste Guia, o Colorado anunciou a contratação de Jermaine Jones, ex-Revs, que é figura certa nas convocações da seleção dos Estados Unidos.

>> COLUMBUS CREW


Foto: Today Sports

Conferência: Leste
Títulos MLS CUP: 2008
Supporters' Shield: 2004, 2008 e 2009
Estádio: Mapfre Stadium, em Ohio
Projeção: Título
Week 1: Portland Timbers (F)
Time-base: Clark; Afful - Parkhurst - Sauro - Francis; Trapp - Tchani; Finlay - Higuain - Meram; K. Kamara
Técnico: Gregg Berhalter 

O que esperar? 

Vice-campeão da MLS Cup em 2015, o Columbus entra nesta temporada como forte candidato ao bicampeonato do Leste. A princípio, a manutenção da base da última temporada, é o principal reforço. Segurar Kei Kamara, artilheiro do CLB e candidato a MVP, também foi uma ótima notícia. Junto com o artilheiro, Higuaín, Trapp, Tchani e Finlay formam um meio de campo sólido.

>> DC UNITED

Conferência: Leste
Títulos MLS CUP: 1996, 1997, 1999 e 2004
Supporters' Shield: 1997, 1999, 2004 e 2007
Estádio: RFK Stadium, em Washington D.C
Projeção: Playoffs
Week 1: LA Galaxy (F)
Time-base: Dykstra; Franklin - Boswell - Birnbaum - Kemp; Nyarko - DeLeon - Halsti - Rolfe; Espindola - Acosta
Técnico: Ben Olsen

O que esperar?

Uma das franquias mais tradicionais da MLS, o DC United após o fiasco de 2013, onde atingiu a marcar de apenas 16 pontos em 34 partidas e teve a pior campanha da Liga, ressurgiu e voltou a figurar nos Playoffs. Nas duas últimas temporadas a equipe largou bem, mas perdeu força no mata-mata. Em 2016, com o reforço do brasileiro Marcelo Sarvas, campeão da MLS Cup com o Galaxy, a equipe espera voltar a levantar a taça - mas por enquanto, se classificar é a realidade.

>> FC DALLAS


Conferência: Oeste 
Títulos MLS CUP:
Supporters' Shield:
Estádio: Toyota Stadium, em Frisco, Texas
Projeção: Título
Week 1: Philadelphia Union (C)
Time-base: Gonzalez; Harris - Loyd - Hedges - Hollingshead; Ulloa - Acosta; Barrios - Diaz - Castillo; Urruti
Técnico: Óscar Pareja

O que esperar?

Na última edição da MLS, o FC Dallas se apresentou muito bem, principalmente na reta final da temporada regular e nos Playoffs. O time é jovem, possui habilidade e dinâmica muito forte, mas a falta de experiência atrapalhou na busca pelo título. Manter Fabian Castillo e Mauro Díaz foram os melhores reforços. A chegada de Urruti, ex-Portland, vai agregar muito. Como em 2015, onde chegou a final do Oeste, desta vez o objetivo é conquistar o título nacional.

>> HOUSTON DYNAMO

Conferência: Oeste
Títulos MLS CUP: 2006 e 2007
Supporters' Shield:
Estádio: BBVA Compass, em Houston, Texas
Projeção: Meio de tabela
Week 1: NE Revolution (C)
Time-base: Deric; Williams - Rodriguez - Agus - Beasley; Clark - Rocha - Maidana; Manotas - Bruin - Barnes
Técnico: Owen Coyle

O que esperar?

O Houston teve um passado recente em que entrava sempre como candidato à MLS Cup. Contudo, nos dois últimos anos, a franquia esteve mal durante a temporada regular e terminou o ano de forma melancólica, longe da pós-temporada. Com a contratação de Maidana, ex-Union, e com a esperança de que Erick 'Cubo' Torres desencante e volte a jogar bem, o Dynamo inicia a temporada atrás dos demais adversários. Porém, ao final, pode está entre os seis melhores do Oeste. 

>> LA GALAXY
Foto: Reprodução
Conferência: Oeste
Títulos MLS CUP: 2002, 2005, 2011, 2012 e 2014
Supporters' Shield: 1998, 2002, 2010 e 2011
Estádio: Stubhub Center, Carson, Califórnia 
Projeção: Título
Week 1: DC United (C)
Time-base: Kennedy; Rogers - DeLaGarza - Van Damme - Cole; dos Santos - de Jong - Gerrard - Lletget; Zardes - Keane
Técnico: Bruce Arena

O que esperar?

É sem dúvida uma das equipes a serem batidas nesta edição da MLS. Vencedor de três das últimas cinco MLS Cup, o Galaxy entra para conquistar o hexa. A equipe perdeu ao fim da temporada duas importante peças: Omar Gonzalez, zagueiro, e Juninho, volante. Para repor, chegaram Vam Damme e De Jong. Mas, a grande expectativa está por conta de Gio dos Santos. O mexicano chegou ainda em 2015, mas esteve longe do melhor futebol. Em 2016, o camisa 10 promete render mais e justificar o investimento.

>> MONTREAL IMPACT

Conferência: Leste
Títulos MLS CUP: -
Supporters' Shield: -
Estádio: Stade Saputo, em Montreal, Quebec
Projeção: Playoffs
Week 1: Vancouver Whitecaps (F)
Time-base: Bush; Oyongo - Cabrera - Ciman - Toia; Donadel - Mallace - Shipp; Venegas - Drogba - Piatti
Técnico: Mauro Biello

O que esperar?

Durante a offseason, o torcedor do Impact viveu uma grande apreensão para saber se Didier Drogbar iria ou não permanecer na equipe. Segundo a imprensa europeia, existia uma proposta para o jogador se auxiliar do Chelsea, seu ex-clube. Mas, Drogba ficou e com a ele a possibilidade do Montreal chegar à MLS Cup. Em 2015, a equipe foi bem nos Playoffs e parou no Columbus. Para esta temporada, o grupo está mais calejado e promete ser um força no Leste.




>> NE REVOLUTION

Conferência: Leste
Títulos MLS CUP: -
Supporters' Shield:
Estádio: Gillette Stadium, em Foxborough, Massachusetts
Projeção: Playoffs
Week 1: Houston Dynamo (F)
Time-base: Shuttleworth; Woodberry - Farrell - Goncalves - Tierney; Koffie - Caldwell; Agudelo - Nguyen - Fagundez; Davies
Técnico: Jay Heaps

O que esperar?

Cinco vezes vice-campeão da MLS Cup, o New England sofreu muito com as lesões de seus principais jogadores em 2015 e fez uma temporada bem irregular, mesmo com a vaga nos Playoffs. Para esta edição, caso consiga mater o time saudável e regular, é forte candidato à pós-temporada e, quem sabe, o tão sonhado título nacional. Mas, muito trabalho precisa ser feito. A base dos últimos anos segue em Foxborough, com Nguyen, Rowe, Davies, Bunbury, Agudelo e Fagúndez. Porém, sem Jermaine Jones que não teve o contrato renovado.

>> NEW YORK CITY FC
Foto: Divugação
Conferência: Leste
Títulos MLS CUP: -
Supporters' Shield: - 
Estádio: Yankee Stadium, em New York
Projeção: Playoffs
Week 1: Chicago Fire (F)
Time-base: Saunders -- Iraola, Brillant, Mena, Matarrita -- Pirlo, Bravo, Lampard -- Shelton, Villa, McNamara
Técnico: Patrick Vieira

O que esperar?

O New York City tem no elenco três craques que são o sonho de consumo de qualquer equipe da Liga: Lampard, Pirlo e Villa, este último foi o único que correspondeu a altura na temporada passada. Os outros dois chegaram em meio a competição e tiveram problemas com adaptação e lesões. Em 2016, com Patrick Vieira estreando no comando técnico, as chances e as expectativas sobre o NYC são grandes. A princípio, entra cotado como Playoffs, mas se finalmente se acertar, pode ser um sério candidato ao título.

>> NEW YORK RED BULLS


Conferência: Leste
Títulos MLS CUP: -
Supporters' Shield: 2013 e 2015
Estádio: Red Bull Arena, Harrison, New Jersey
Projeção: Título
Week 1: Toronto FC (C)
Time-base: Robles -- Lade, Baah, Zubar, Lawrence -- Sam, McCarty, Kljestan, Felipe, Veron -- B. Wright-Phillips
Técnico: Jesse Marsch

O que esperar?

O NYRB foi finalista nos dois últimos anos da Conferência Leste e, na temporada passada, com um elenco reformulado, a equipe conquistou a Supporters' Shield e mostrou um futebol consistente ao longo da competição. O meio de campo, com McCarty, Kljestan, o brasileiro Felipe, Sam e Veron ou Grella, é um dos mais técnicos da Liga. O ataque sempre comandado por Bradley Wright-Phillips pode ser a chave do trunfo para o tão sonhado título da MLS Cup.

>> ORLANDO CITY SC

Foto: Divulgação

Conferência: Leste
Títulos MLS CUP: -
Supporters' Shield: -
Estádio: Orlando Citrus Bowl, em Orlando, na Florida
Projeção: Playoffs
Week 1: Real Salt Lake
Time-base: Bendik -- Ramos, Collin, Hines, Shea -- Ceren, Nocerino -- Molino, Kaká, Rivas -- Larin
Técnico: Adrian Helth

O que esperar?

Em sua primeira temporada na Liga, o Orlando City chegou bem próximo da classificação para os Playoffs. Mas, principalmente pelo tropeços em casa no início, a vaga não foi alcançada. Para este ano, a previsão é que a equipe seja regular e que Kaká ajude mais a desequilibrar os confronto e se torne o condutor do time rumo à pós-temporada. A contratação de Nocerino vai ajudar a reforçar o meio de campo. Nomes como Molino, Shea, Pedro Ribeiro, Céren e Larin também serão fundamentais nesta caminhada. 


>> [PESQUISA] Com a ajuda de Kaká, Orlando City é o time preferido do torcedor brasileiro com 31,9% dos votos


>> PHILADELPHIA UNION

Conferência: Leste
Títulos MLS CUP: -
Supporters' Shield: -
Estádio: PPL Park, em Chester, Pensilvânia 
Projeção: Meio de tabela
Week 1: FC Dallas (F)
Time-base: Blake -- Gaddis, Yaro, Tribbett, Fabinho -- Edu, Nogueira -- Ilsinho, Alberg, Barnetta -- Sapong
Técnico: Jim Curtin

O que esperar?

O Union conseguiu reforçar seu elenco com algumas peças interessantes, como o draft do zagueiro Josh Yaro e o meio-campista brasileiro Ilsinho. Contudo, a equipe inicialmente larga atrás dos concorrentes do Leste por uma vaga nos Playoffs. Nas últimas temporadas, a irregularidade, principalmente em jogos no PPL Park, tem atrapalhado a equipe em objetivos maiores ao fim do ano. A tendência é que o time cresça ao longo do torneio.

>> PORTLAND TIMBERS

Conferência: Oeste
Títulos MLS CUP: 2015
Supporters' Shield: -
Estádio: Providence Park, em Portland, Oregon
Projeção: Título
Week 1: Columbus Crew (C)
Time-base: Kwarasey; Powell - Borchers - Ridgewell - Valentin; Chara - Nagbe - Valeri; Melano - Adi - Asprilla
Técnico: Caleb Porter

O que esperar?

No início da temporada passada, nem o torcedor mais otimista do Portland acreditava fielmente que a equipe terminaria o ano com o título da MLS Cup. Apesar da irregularidade durante a temporada, o time se encontrou na reta final e chegou forte aos Playoffs. Para esta edição, a equipe entra com outro status e lutará pelo bicampeonato. A manutenção da base vencedora foi a grande vitória nesta offseason. Valeri, Nagbe, Melano e companhia agora sabem o caminho para levar a taça novamente para Oregon.




>> REAL SALT LAKE

Conferência: Oeste
Títulos MLS CUP: 2009
Supporters' Shield: -
Estádio: Rio Tinto Stadium, em Sandy, Utah
Projeção: Playoffs
Week 1: Orlando City (F)
Time-base: Rimando; Beltran - Maund - Olave - Phillips; Beckerman - Sunny - Morales; Martinez - Movsisyan - Plata

Técnico: Jeff Cassar

O que esperar?

Tradicionalmente equipe de pós-temporada, o Real Salt Lake fez uma campanha fraca em 2015 e terminou em penúltimo lugar do Oeste. Durante a offseason, o atacante Yura Movsisyan, que é muito querido pelo torcedor, retornou ao clube. Do meio de campo para frente, o time tem qualidade e pode resolver as partidas em lances individuais. Brigar pela MLS Cup talvez seja uma projeção ainda distante. Na cabeça de jogadores e comissão técnica, o primeiro objetivo é a redenção da pífia temporada passada.

>> SAN JOSE EARTHQUAKES

Conferência: Oeste
Títulos MLS CUP: 2001 e 2003
Supporters' Shield: 2005 e 2012
Estádio: Avaya Stadium, em San Jose, Califórnia 
Projeção: Playoffs
Week 1: Colorado Rapids (C)
Time-base: Bingham; Wynne - Bernardez - Goodson - Francis; Salinas - Godoy - Dawkins - Perez Garcia; Amarikwa - Wondolowski
Técnico: Dominic Kinnear

O que esperar?

Há três temporadas sem ir aos Playoffs, os Quakes bateram na porta em 2015. A equipe oscilou em determinados momentos e perdeu pontos preciosos em casa. Para esta edição, mais uma vez sob a tutela de Wondowloski, o San Jose tentará brigar pela pós-temporada. O título e uma vaga à MLS Cup surgem neste momento como objetivo bem mais distante, contudo, almejar a classificação é algo mais real.

>> SEATTLE SOUNDERS FC

Conferência: Oeste
Títulos MLS CUP: -
Supporters' Shield: 2014
Estádio: CenturyLink Field, em Seattle, Washington
Projeção: MLS Cup
Week 1: Sporting Kansas City (C)
Time-base: Frei; Mears - Marshall - Evans - Jones; Alonso - Friberg - Ivanschitz; Morris - Valdez - Dempsey
Técnico: Siegfried Schmid

O que esperar?

O Seattle nos últimos anos tem iniciado a temporada como um dos candidatos ao título da MLS Cup. Entretanto, na temporada passada, a equipe foi irregular durante a primeira fase, mas se ajustou no fim e chegou à semifinal do Oeste - sendo eliminado pelo Dallas. Para este ano, o 'tridente' ofensivo teve uma troca. Oba Oba Martins deixou os Sounders e foi para o futebol da China, mas seu substituto é o jovem Jordam Morris. Além dele, o ídolo Clint Dempsey e Nelson Valdez completam o ataque que promete, enfim, conquistar o tão sonhado título nacional - principalmente após seu maior rival, o Portland, chegar ao feito em 2015.


Foto: Divulgação


>> SPORTING KANSAS CITY

Conferência: Oeste
Títulos MLS CUP: 2000 e 2013
Supporters' Shield: 2000
Estádio: Children's Mercy Park, em Kansas City, Kansas
Projeção: Título
Week 1: Seattle Sounders (F)
Time-base: Melia; Abdul-Salaam - Opara - Besler - Dia; Mustivar - Espinoza - Feilhaber; Zusi - Dwyer - Davis
Técnico: Peter Vermes 

O que esperar?

O Sporting KC é uma das equipes copeiras da Liga nos últimos anos, sempre tem mostrado força e entrado como favorito. Em 2015, foi apontado diversas vezes no Power Ranking da MLS, como um dos melhores times. Mas, perdeu força na reta final. Para 2016, o SKC teve o reforço de Brad Davis, ex-Houston Dynamo, e manteve três nomes importes: Feilhaber, Zusi e Dwyer. Fora isso, jogar em Kansas é muito difícil. A mistura de estádio cheio, torcida fanática e um bom time tornam o ambiente bem adverso ao adversário.

>> TORONTO FC

Conferência: Leste
Títulos MLS CUP: - 
Supporters' Shield: -
Estádio: BMO Field, em Toronto, Ontario
Projeção: Playoffs
Week 1: New York Red Bulls (F)
Time-base: Irwin -- Beitashour, Moor, Perquis, Morrow -- Bradley, Johnson, Osorio -- Endoh, Altidore, Giovinco
Técnico: Greg Vanney

O que esperar? 

O Toronto em 2015 fez uma bela campanha e se classificou pela primeira vez aos Playoffs. O resultado positivo foi por conta do sucesso de Sebastian Giovinco, eleito MVP da temporada regular, e que pode ser o grande condutor dos Reds em mais uma aventura na pós-temporada. Time para isso tem, principalmente com Altidore e Bradley, ambos integrantes da seleção dos Estados Unidos. Falta maturidade nos jogos de mata-mata.




>> VANCOUVER WHITECAPS

Conferência: Oeste
Títulos MLS CUP: -
Supporters' Shield: -
Estádio: BC Place, em Vancouver, British Columbia
Projeção: Playoffs
Week 1: Montreal Impact (C)
Time-base: Ousted; Aird-Waston - Parker - Adekugbe; Teibert - Laba; Techera - Morales - Manneh; Rivero
Técnico: Carl Robinson

O que esperar?

Ao Vancouver falta apenas mais ímpeto na hora dos Playoffs. A equipe tem tido uma crescente nas últimas temporadas e, em 2015, conseguiu uma folga na primeira rodada da pós-temporada, ao terminar com a segunda melhor campanha do Oeste. Quando chega o momento de decidir, o time não mostra a mesma intensidade e acaba dando 'adeus' a disputa pela MLS Cup. Se nesta edição a mentalidade no mata-mata mudar, os Whietcaps passam a ser sério candidatos a chegarem à final.